São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indicado à vaga de Obama no Senado é aceito

DA REDAÇÃO

A bancada democrata do Senado dos EUA anunciou ontem que aceitará a indicação do ex-procurador-geral do Estado de Illinois, Roland Burris, 71, para a vaga aberta na Casa pela saída do presidente eleito, Barack Obama -que assume na semana que vem.
No último dia 6, Burris havia sido barrado pelos senadores na sua tentativa de tomar posse junto com o novo Congresso. Como é praxe nesse tipo de substituição nos EUA, Burris foi indicado pelo atual governador de Illinois, Rod Blagojevich. O problema é que o governador enfrenta um processo de impeachment no Legislativo estadual por suposta tentativa de "leiloar" a vaga.
A liderança democrata na Casa justificou a mudança de posição em uma semana alegando que a nova documentação entregue pelos advogados de Burris "satisfaz as regras do Senado". Na sexta-feira, a indicação de Burris havia sido validada pela Suprema Corte de Illinois.
Depois que vieram à tona as acusações contra Blagojevich, que chegou a ser preso no começo de dezembro, surgiram dúvidas quanto à sua legitimidade para fazer a indicação. Para a bancada republicana, os democratas aceitaram Burris porque preferem aceitar uma indicação "manchada" a correr o risco de perder a vaga em uma eventual eleição especial para preencher o cargo.
Burris, que deve assumir ainda nesta semana, será o 58º senador governista -incluindo dois independentes pró-democratas. Ainda há uma vaga em disputa no Minnesota.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Trechos da última entrevista de Bush
Próximo Texto: Rússia e Ucrânia fecham acordo sobre gás
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.