São Paulo, sábado, 13 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto de protestos no país é eleita a melhor de 2009

Pietro Asturzo - 24.jun.09/ France Presse/ World Press Photo
Mulher num terraço de Teerã grita em protesto contra a reeleição supostamente fraudulenta do conservador Ahmadinejad

DA REDAÇÃO

O fotógrafo italiano Pietro Asturzo, 29, gastou as magras economias para ir ao Irã por conta própria com a ideia de registrar o agitado clima social que antecedeu a eleição presidencial de 12 de junho. Não bastasse a falta de recursos e estrutura, Asturzo passou três dias na cadeia por fotografar marchas oposicionistas. Temendo ser novamente preso, passou a trabalhar escondido.
Uma das imagens lhe rendeu ontem o principal prêmio internacional de fotografia. A World Press Photo, ONG com sede em Amsterdã, Holanda, atribuiu o principal prêmio de 2009 a uma imagem que captura a coragem de uma mulher no terraço de um prédio residencial de Teerã gritando "Allah Akbar" (Deus é o maior) -frase que se tornou símbolo da revolta contra a reeleição supostamente fraudulenta do conservador Mahmoud Ahmadinejad. Há duas outras mulheres no terraço, nenhuma delas identificada. As três aparentam ser jovens e usam véus escuros.
A foto foi tirada na madrugada de 24 de junho, após mais um dia de repressão policial aos protestos oposicionistas. Asturzo estava hospedado na casa de amigos quando começou a ouvir os gritos. Pediu que traduzissem o que a mulher dizia, pegou a câmara e flagrou a cena, que não foi reproduzida por nenhum grande jornal. Segundo o júri, a imagem registrada, "além de ser bela, capta a tensão e a emoção do momento em que os protestos começaram a intensificar-se".
O fotógrafo italiano se disse surpreso por ter levado a melhor sobre colegas das grandes agências de fotografia. "Nunca pensei que fosse possível um freelancer ganhar o prêmio máximo", disse Masturzo à agência Associated Press. "Espero agora poder viver do meu trabalho."
O italiano, que venceu também na categoria "Pessoas nas Notícias - Reportagem" com uma série de imagens sobre as eleições no Irã, receberá o prêmio de 10 mil em cerimônia em Amsterdã no dia 2 de maio. O júri da World Press Photo, que passou duas semanas analisando 101.960 imagens captadas por 5.847 profissionais de 128 países, distinguiu este ano 63 fotógrafos de 23 países.
Entre os vencedores está o brasileiro Daniel Kfouri, terceiro colocado na categoria Esportes graças à foto de um skatista se movimentando no ar após um salto em São Paulo.

Veja galeria do World Press Photo

www.folha.com.br/100432


Texto Anterior: Brasil fará crítica a direitos humanos no Irã
Próximo Texto: Lula tem de se encontrar com dissidentes em Teerã, diz Nobel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.