UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coalizão vai inaugurar TV e rádio em Bagdá

DA REDAÇÃO


O Exército dos Estados Unidos disse que iniciará transmissões de rádio e televisão, desde o aeroporto internacional de Bagdá, a partir de amanhã.
Um avião militar já estava realizando transmissões a partir dos céus do Iraque, com programação de cinco horas diárias, mas agora os EUA trabalham para ter uma estação em terra.
Segundo oficiais da coalizão, a programação incluirá notícias, debates, reportagens, cultura e "anúncios de utilidade pública".

Free Iraq
Em Bagdá, também está chegando a rádio Free Iraq (Iraque Livre) e, com ela, o jornalista curdo iraquiano Kamran Al-Karadaghi, 64, exilado há 23 anos.
A emissora -uma divisão da rádio Free Europe/Liberty, financiada pelo governo americano e sediada em Praga- terá uma filial na capital iraquiana "assim que estiver suficientemente segura", segundo seu diretor, David Newton.
Para ele, os jornalistas que entrarem no Iraque terão dificuldades em estabelecer novos padrões de comunicação porque "a maioria da imprensa do país nunca ouviu falar de objetividade e de buscar diferentes visões".
Criada em 1998, a Free Iraq (www.iraqhurr.org) possui seis correspondentes no Curdistão. Seu objetivo é expandir a programação, das dez horas atuais, para 24 horas diárias, além de dar "o exemplo de como deve ser uma rádio livre e objetiva", de acordo com Kamran Al-Karadaghi.
Quando a Free Iraq começou suas transmissões, Saddam Hussein qualificou a programação da rádio de "um ato de agressão".
A rádio Free Europe/Liberty é uma organização que recebe recursos do governo norte-americano. Foi criada em 1949 para difundir valores ocidentais. A emissora mudou sua matriz de Munique, na Alemanha, para Praga em 1995.
No ano passado, a Free Europe reiniciou suas operações no Afeganistão, depois de um intervalo de dez anos sem realizar transmissões no país.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Cresce cerco a Tikrit, último bastião
Próximo Texto: Para El Baradei, ainda não há provas da existência de armas proibidas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.