UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poupada até agora, "divisão digital" começa a entrar no Iraque pelo Kuait

DA REDAÇÃO

A 4ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos entrou no Iraque pelo Kuait ontem, segundo informação dada pelo capitão Frank Thorp, no Comando Central dos EUA, no Qatar. Essa era a única divisão que ainda não havia entrado em combate.
A divisão que estréia agora é semelhante em termos de composição e equipamento à sua congênere presente na capital iraquiana, a 3ª Divisão. A principal diferença é a maior informatização de suas unidades, o que a faz ser chamada de "digital".
A 4ª Divisão de Infantaria possui sistemas digitais instalados em vários de seus veículos - tanques M1 Abrams, blindados de transporte de tropa M2 Bradley, helicópteros de ataque Apache e mesmo soldados individuais.
Analistas especulam que a 4ª Divisão de Infantaria terá a missão de controlar Tikrit (180 km ao norte de Bagdá), foco de resistência e cidade natal de Saddam Hussein. Também considera-se que a "divisão digital" possa ser utilizada para substituir unidades americanas já no país, tanto em Bagdá quanto em outras áreas onde ainda possa haver focos de resistência. "Eles podem fazer muitas coisas. É a divisão mais moderna que temos no Exército norte-americano", afirmou Thorp.
Sediada em Fort Hood, no Texas, a divisão vem descarregando seus equipamentos no Kuait há duas semanas, depois que o plano de entrar no Iraque pelo norte foi frustrado pela rejeição da Turquia em ceder seu território para utilização dos EUA. A ausência dessa divisão do campo de batalha nos dias iniciais da guerra no Iraque gerou críticas de que o Pentágono havia deixado apenas forças especiais com a milícia curda operando no norte do país.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Para El Baradei, ainda não há provas da existência de armas proibidas
Próximo Texto: Homens são presos com US$ 630 mil na fronteira
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.