São Paulo, domingo, 13 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul-africano vê Mugabe e defende processo eleitoral

DA REDAÇÃO

O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, saiu ontem em defesa do processo eleitoral no Zimbábue, depois de uma reunião de uma hora, em Harare, com o ditador Robert Mugabe, há 28 anos no poder.
Quatorze dias depois da votação, a Comissão Eleitoral ainda não havia divulgado ontem o resultado do pleito presidencial, no qual o oposicionista Movimento pela Mudança Democrática reivindica vitória sobre Mugabe, que concorria à reeleição.
"Eu não descreveria [o atraso] como uma crise. Há um processo eleitoral normal no Zimbábue e temos que esperar a comissão divulgar os resultados", disse Mbeki.
Mugabe anunciou na sexta que não participaria de uma reunião extraordinária da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) que discutia a questão ontem na Zâmbia. O líder e candidato do MDC, Morgan Tsvangirai, foi ao encontro, assim como Mbeki. Até o fechamento desta edição, a SADC não havia chegado a acordo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brancos zimbabuanos vivem de ressentimentos
Próximo Texto: Grupo pró-armas cresce em campi dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.