São Paulo, segunda-feira, 13 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Abbas liga para Netanyahu e faz primeiro contato

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, telefonou ontem para o novo premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, por ocasião da Páscoa judaica. Foi a primeira conversa entre os dois líderes desde a volta ao poder do conservador israelense, no mês passado.
Segundo assessores de Netanyahu, que já foi premiê entre 1996 e 1999, a conversa foi "afetuosa e amistosa". O líder israelense teria aproveitado a ligação para dizer a Abbas que quer cooperar com ele para alcançar a paz entre seus povos.
Mas, segundo analistas, a declaração não será suficiente para tranquilizar Abbas, que ontem cobrou de Netanyahu mais esforços em direção à paz.
Na campanha para as legislativas israelenses, Netanyahu não se comprometeu com a solução de dois Estados, norte das negociações entre israelenses e palestinos desde os Acordos de Oslo (1993). A prioridade do conservador é a criação de "zonas econômicas" palestinas.
Abbas já havia deixado claro que não se reunirá com Netanyahu até que ele reconheça a necessidade de um Estado palestino.


Texto Anterior: Massacre: Brasileiro morto em tiroteio nos EUA é enterrado
Próximo Texto: "Terror perdeu, e Iraque será reconstruído'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.