UOL


São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-POWELL

Ação visa impedir terror

Apesar de plano de paz, Israel fecha Gaza

DA REDAÇÃO

Israel anunciou o bloqueio da faixa de Gaza, um dia após ter tomado medidas para facilitar o cotidiano da população palestina. Palestinos não poderão entrar ou sair da região, e estrangeiros e jornalistas precisarão de autorização do Exército israelense. A medida acontece durante visita do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, à região para tentar implementar novo plano de paz.
Israel disse que o bloqueio visa impedir a ocorrência de 50 atentados terroristas.
Durante visita a Israel e à Cisjordânia, Powell conseguiu algumas concessões dos dois lados. A principal conquista será o encontro entre o premiê israelense, Ariel Sharon, e o palestino, Abu Mazen. A reunião foi confirmada ontem e acontecerá na sexta-feira, antes de viagem do premiê israelense a Washington, onde se reunirá com o presidente George W. Bush.
No Egito, o chanceler Ahmed Maher afirmou que o país está disposto a ajudar os EUA na implementação do plano de paz.
Mas ele criticou o isolamento que os EUA e Israel impuseram ao presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, acusado de apoiar o terrorismo. "Nós ainda reconhecemos Arafat como líder", afirmou o ministro após se reunir com o secretário de Estado.
Na faixa de Gaza, militares israelenses mataram três palestinos, dois deles armados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Washington e Teerã mantêm diálogo secreto
Próximo Texto: Rússia: Atentado mata ao menos 40 na Tchetchênia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.