São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brown quer mudar programa dos trabalhistas

DA REDAÇÃO

Provável sucessor de Tony Blair à frente do Partido Trabalhista e do governo britânico, Gordon Brown, atual ministro das Finanças, deve propor uma convenção do partido que abrirá caminho para a redação de um novo programa partidário, afirmou em sua edição de ontem o diário "The Guardian".
Na avaliação do jornal britânico, o movimento, classificado como "histórico" pelo "Guardian", é uma tentativa de restabelecer a confiança da opinião pública na política britânica -combalida com o fracasso da Guerra do Iraque e sucessivos escândalos partidários.
A convenção também estudaria mudanças no equilíbrio entre os poderes locais e nacional, além de ampliar o peso do Parlamento, segue o jornal.
A primeira menção à convenção, indireta, foi feita durante o lançamento da candidatura de Brown à liderança do Partido Trabalhista, anteontem -o avanço conseqüentemente o levaria à chefia de governo no final de junho. No discurso, Brown tentou se desvencilhar da figura de Blair -cuja imagem esteve fortemente ligada à sua nos dez anos em que o premiê esteve no poder- e afirmou que os trabalhistas deveriam "mudar o modo de governar" e "ouvir mais a opinião pública".
Segundo assessores do ministro, ele deve trabalhar num estatuto, num código ministerial mais rígido, na revisão das prerrogativas reais e na maior liberdade de financiamento para os governos locais, afirmou o "Guardian".


Texto Anterior: Artigo: Tony Blair ou a esquerda possível
Próximo Texto: Na Europa, partidos se reconfiguraram ao centro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.