São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUDÃO

País aceita missão de paz da ONU em Darfur

DA REDAÇÃO

O Sudão aceitou ontem a mobilização de uma força de paz conjunta da ONU e da União Africana, composta por mais de 20 mil soldados e policiais, na região de Darfur.
O comissário para a Paz e Segurança da União Africana, Saïd Djinnit, afirmou que o governo sudanês havia aprovado uma força com entre 17 mil e 19 mil soldados e o apoio de 3.700 policiais. No comunicado, divulgado na Etiópia, Djinnit disse que o governo também aceitou recomendações específicas a respeito da estrutura da operação, mas não foi especificado em que prazo a força seria mobilizada.
O acordo ocorre dias após os líderes do G-8 ameaçarem levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU se o governo africano não aceitasse o emprego de uma missão internacional de paz na remota região no oeste do país.
Segundo cálculo de ONGs, mais de 200 mil pessoas já morreram no conflito que eclodiu em 2003 em Darfur entre rebeldes e milícias apoiadas pelo governo sudanês.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ironia histórica: Putin homenageia o escritor e ex-dissidente Soljenitsin
Próximo Texto: EUA atacam gasto militar na AL
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.