São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Potências negam ter Brasil e Turquia nas conversas com o Irã

Diplomatas afirmam não ser verdade que os dois países foram aceitos no Grupo de Viena

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

EUA, Rússia e França negaram ter aceito a entrada do Brasil e da Turquia no grupo que negocia o impasse nuclear com o Irã, como afirmara na véspera a imprensa do país, disseram ontem diplomatas a par das conversas.
Os funcionários das potências não excluíram, porém, a possibilidade de que os dois países ainda sejam incluídos nas negociações conduzidas pelo Grupo de Viena, em declarações à France Presse.
Fonte do Itamaraty ouvida pela Folha disse que apenas se cogitou a possibilidade de o Brasil negociar nas conversações que estão conduzidas pelo Grupo de Viena sobre o impasse nuclear no Irã.
Há 15 dias, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, manifestou disposição para retomar as negociações em agosto -apesar das novas sanções da ONU-, mas as condicionou à integração de Turquia e Brasil no diálogo.
Anteontem, a imprensa oficial iraniana havia atribuído ao chanceler Manouchehr Mottaki a informação de que o Grupo de Viena aceitara a entrada dos dois países.
Um funcionário americano disse também que os EUA obtiveram da Turquia a concordância em não se envolver na questão do Irã -o que não foi confirmado pelo país.

RÚSSIA
O presidente russo, Dmitri Medvedev, adotou o tom mais duro contra o país. "O Irã não está agindo da melhor maneira", e cobrou "cooperação" com a ONU.


Texto Anterior: Após 7 anos, Israel nomeia cônsul-geral em São Paulo
Próximo Texto: África: Grupo radical da Somália assume autoria de atentados em Uganda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.