São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palin recua sobre mudança climática

DE NOVA YORK

A governadora do Alasca, Sarah Palin, candidata a vice na chapa presidencial republicana, abriu mão de uma de suas posições políticas mais polêmicas em entrevista à rede de TV ABC, a primeira desde que aceitou o convite para o posto.
"Acredito que as ações do homem certamente podem estar contribuindo para a questão do aquecimento global", disse ela, que antes defendia que o aumento de temperatura no planeta não está relacionada à poluição e exploração de recursos naturais. A segunda parte da entrevista, concedida no Alasca, foi exibida ontem.
Palin, assim, se alinha ao discurso do líder da chapa, John McCain. Argumentou que "cientistas mostraram" que essa é uma realidade.
A virada de casaca no discurso ambiental, contudo, foi comedida. Na entrevista, Palin insistiu na prospecção de petróleo na Reserva Nacional de Vida Selvagem, algo a que McCain se diz contra. "Continuarei tentando [convencê-lo]", declarou ela.
McCain já foi contrário a explorar petróleo na costa por conta do impacto ambiental, e também por esta ser uma solução de longo prazo para a deficiência energética dos EUA, mas hoje usa o projeto como bandeira de campanha.


Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Lama no ventilador: Acuado, Obama adota tom agressivo contra McCain
Próximo Texto: Ethel Rosenberg era inocente, diz ex-réu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.