São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Furacão Ike chega à costa do Texas com potencial "catastrófico"

Maré poderá inundar todas comunidades costeiras, diz centro para furacões

DA REDAÇÃO

O furacão Ike avançou ontem pela costa do Estado americano do Texas, trazendo consigo uma parede de água que, segundo o secretário de Segurança Interna dos EUA, Michael Chertoff, ameaça inundar quilômetros do litoral e atingir mais de 100 mil casas. "Nossa nação está encarando um furacão catastrófico", disse Chertoff. "Isso se encaixa certamente na categoria de pior cenário."
Embora o Ike não tenha a força do Katrina, que em 2005 matou 1.800 pessoas, seu diâmetro excepcionalmente grande -965 km, com área próxima à do Texas inteiro- dá uma capacidade maior de mover a água do mar e inundar áreas de baixa altitude.
"Possivelmente todas as comunidades costeiras serão inundadas pela maré", anunciou o Centro Nacional de Furacões. "Quem não atender às ordens de retirada estará exposto à morte certa."
Até o fechamento desta edição, previa-se que o olho do Ike atingisse a terra na virada do dia, próximo à cidade insular de Galvestone, com 57 mil habitantes. Quando o tiver feito, poderá ter-se fortalecido da categoria 2 para 3, em escala de 5, com ventos de mais de 178 km/h. Em 1900, outro furacão causou em Galvestone o pior desastre meteorológico dos EUA, com 6.000 mortos.
O curso de Ike deve seguir sobre Houston, centro administrativo da indústria petroleira dos EUA, a 80 km de Galvestone. Seus 2,2 milhões de habitantes foram ordenados a não abandonar a cidade para evitar gargalos de trânsito durante a passagem do furacão -tal como aconteceu em 2005, quando milhões fugiram do Rita, mas acabaram parados nas estradas, sem gasolina. Houston não deve ser atingida por uma parede de água, pois está 15 metros acima do nível do mar.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Favorito à Presidência sul-africana se livra de processo judicial
Próximo Texto: Índios na Venezuela fogem de conflito na Colômbia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.