São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para governo, grupo se foi "porque quis"

DO ENVIADO ESPECIAL A EL AMPARO

Um porta-voz do Ministério do Poder Popular para os Povos Indígenas da Venezuela afirmou que os indígenas "se foram porque quiseram", mas admitiu que o governo não conseguiu determinar o que motivou o seu deslocamento.
"Eles se foram porque quiseram, em nenhum momento havia grupos irregulares na região", disse à Folha Lalcacho Frailiz, chefe-de-gabinete do vice-ministro de Assuntos Indígenas, responsável pelos índios de Apure.
Segundo Frailiz, uma equipe do governo esteve na região de onde o grupo teria sido expulso. Ele afirmou que os índios que permaneceram negaram a presença de guerrilheiros e afirmaram que as famílias saíram por vontade própria.
"Há duas versões, não podemos nos comprometer com nenhuma", afirmou o representante do governo, depois de inicialmente ter negado que o deslocamento tenha sido forçado.
Frailiz disse que, embora a maioria tenha cédulas de identidade venezuelanas, o grupo é de origem colombiana e estava radicado numa área do país vizinho antes de cruzar a fronteira para El Amparo. "Eles viviam na Colômbia e trabalhavam na Venezuela."
O funcionário do governo Hugo Chávez disse que, mesmo assim, o ministério vai atender às reivindicações do grupo. "Primeiro, porque somos indígenas. Segundo, porque somos revolucionários socialistas."
Segundo a Folha apurou, o serviço de inteligência do Exército na região acredita que o grupo tenha sido forçado a abandonar o território devido a uma disputa interna, e não por causa da presença das Farc.
Procurado pela reportagem, o Conare (Comitê Nacional de Refugiados), órgão do governo venezuelano, não atendeu aos pedidos de informação sobre deslocamentos internos.
Representantes de entidades ligadas ao atendimento de deslocados internos na Venezuela avaliam que o governo de Hugo Chávez resiste em reconhecer a existência do problema no país porque equivaleria a uma admissão de que não tem o controle sobre todo o seu território, como acontece na vizinha Colômbia. (FM)



Texto Anterior: Índios na Venezuela fogem de conflito na Colômbia
Próximo Texto: Julgamento sobre mala atinge Chávez e Cristina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.