UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan aguarda fala de Blix para superar impasse

DA REDAÇÃO

França, Alemanha e Bélgica se negaram ontem novamente a retirar seu veto na Otan aos planos americanos de enviar ajuda militar preventiva à Turquia antes de um eventual conflito no Iraque.
Os três países só pretendem voltar a discutir a questão após a apresentação ao Conselho de Segurança da ONU, hoje, do chefe de inspeções de armas, Hans Blix.
Com isso, o impasse na aliança militar ocidental deve durar até pelo menos amanhã, quando os diplomatas voltarão a se reunir. O ministro da Defesa alemão, Peter Struck, disse acreditar que os 19 membros da Otan chegarão a um consenso no fim de semana.
O governo alemão parece disposto a convencer os franceses a retirar o veto e aceitar uma proposta moderada dos EUA para o envio de equipamentos militares defensivos ao território turco. Berlim mostrou disposição ontem de ajudar a Turquia, único país da Otan a fazer fronteira com o Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Venezuelano com granada é preso em Londres
Próximo Texto: Pressionado por Bush, Blix fala hoje na ONU
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.