UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush manda "tropa de choque" defendê-lo na TV

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

O governo norte-americano enviou ontem uma "tropa de choque" às principais redes de TV do país para defender o presidente George W. Bush das acusações de que usou informações falsas para justificar o ataque ao Iraque.
Já o jornal "The Washington Post" publicou reportagem sustentando que Bush sabia -três meses antes de apresentar seus motivos para atacar o Iraque- que eram falsas as informações de que Saddam Hussein estaria tentando comprar urânio de Níger, na África, para retomar seu programa nuclear.
Bush fez a acusação no final de janeiro em um discurso no Congresso, onde apresentou o fato como um dos principais motivos para derrubar Saddam. Na semana passada, a Casa Branca admitiu pela primeira vez que não havia provas suficientes para fazer tal acusação.
Na sexta-feira, foi a vez do diretor da CIA (o serviço secreto americano), George Tenet, assumir a responsabilidade por não ter avisado Bush de que a informação sobre a compra de urânio não era verdadeira.
A reportagem do "Post", no entanto, afirma que o próprio Tenet demoveu Bush, três meses antes, de usar a mesma informação em um discurso em outubro passado.
Ontem, a assessora de Segurança Nacional, Condoleeza Rice, e o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, voltaram a sustentar na rede Fox e NBC, respectivamente, que Bush não foi avisado pela CIA de que as informações não eram verdadeiras.


Texto Anterior: Mídia iraquiana é livre, mas não tem dinheiro
Próximo Texto: Oriente Médio: Maioria dos refugiados rejeita voltar a Israel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.