UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Europa, Sharon quer isolar Arafat

DA REDAÇÃO

O premiê israelense, Ariel Sharon, chegou ontem em Londres para uma visita oficial de três dias. Ele deve se reunir com o premiê britânico, Tony Blair, para melhorar as relações entre os países, discutir o processo de paz no Oriente Médio e continuar a campanha para convencer os europeus a isolarem o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat.
As divergências entre os dois países surgiram nos últimos meses, sobretudo em torno do conflito entre israelenses e palestinos e do papel que a Europa deve exercer para promover a paz no Oriente Médio.
Em janeiro, o Reino Unido abrigou uma conferência sobre a reforma palestina sem convidar Israel. Blair também recusou-se a encontrar o então chanceler de Israel, Binyamin Netanyahu, antes das eleições israelenses.
Desde então, Blair tem pressionado o presidente dos EUA, George W. Bush, a dar continuidade ao plano de paz.
Sharon deve se encontrar hoje com o chanceler britânico, Jack Straw, e com Blair.
Também deve ser discutida o caso de três britânicos mortos e feridos em Israel.

Suplicy em Israel
O senador Eduardo Suplicy (PT) viajou ontem para Israel com a missão de entregar duas cartas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: uma a Arafat e outra a Sharon. "O presidente é solidário ao processo de paz no Oriente Médio e acredita em uma possível convivência pacífica", disse.
Em entrevista ontem, Suplicy afirmou que deveria entregar a carta a Arafat até amanhã. A Sharon, a mensagem de Lula deverá chegar por meio da assessoria do premiê, que está em viagem pela Europa. Suplicy viajou a convite da Chancelaria de Israel para um seminário com outros parlamentares latino-americanos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Em choque com a ANP, Hamas e Jihad ameaçam suspender trégua
Próximo Texto: Afeganistão: Afegãos fazem primeiro censo em 23 anos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.