São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS UNIDOS

Emenda contra casamento gay deve cair hoje

DA REDAÇÃO

A pouco mais de três meses das eleições presidenciais americanas, os republicanos lutam no Senado para salvar da derrota uma emenda constitucional defendida por George W. Bush proibindo o casamento entre homossexuais nos EUA. O assunto é um dos principais temas da campanha do presidente à reeleição.
Divididos internamente, os republicanos já consideram que a emenda não passará em votação prevista para hoje, mas deverá voltar para a pauta futuramente. São necessários 60 votos para que ela seja aprovada. Apesar da previsível derrota, os republicanos esperam conseguir maioria.
O senador John Kerry, virtual candidato democrata, e seu vice, John Edwards, são contra a emenda, mas não deverão voltar a Washington para a votação, aumentando as chances dos seus adversários.
Os estrategistas republicanos esperam forçar os democratas a terem de escolher entre os desejos de seus eleitores liberais, que são a favor do matrimônio gay, ou da maioria dos americanos, que são a favor da emenda, de acordo com pesquisas de opinião.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Urna eletrônica é alvo de protesto em 19 Estados
Próximo Texto: Terror: Saudita ligado a Bin Laden se rende, diz Riad
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.