São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRANHOS NO PARAÍSO

Segundo diplomatas, eles são mineiros e estão sem dinheiro; dos 28 ilegais detidos, 23 foram soltos

Dois brasileiros detidos nos EUA querem seguir presos

FABIANO MAISONNAVE
DA REDAÇÃO

Dois imigrantes ilegais brasileiros do grupo de 28 detidos na semana passada no Texas solicitaram às autoridades norte-americanas que continuassem sob custódia, informou ontem o Consulado do Brasil em Houston. Os nomes não foram divulgados.
Segundo o consulado, os dois mineiros, nascidos em 1962 e 1963, preferiram continuar presos porque não têm nenhum contato nos Estados Unidos ou dinheiro para prosseguir a viagem. O mais provável é que sejam deportados.
Do restante do grupo, 23 foram libertados e ontem à noite tentavam chegar a San Antonio, onde, com o dinheiro enviado por amigos e familiares, viajariam até Boston, uma das maiores comunidades brasileiras no país.
Anteontem, a informação do próprio consulado era que 22 brasileiros haviam sido libertados e 6 eram reincidentes.
Outros três brasileiros sem documentos foram mantidos presos por serem reincidentes e serão deportados pelos EUA.
A libertação de imigrantes ilegais é um procedimento raro. O mais comum é que eles sejam deportados sem direito a recurso.
Agora, os 23 brasileiros soltos têm de comparecer a uma audiência judicial, que determinará se eles serão deportados ou poderão permanecer nos EUA. Segundo o consulado brasileiro, essa audiência pode ser realizada em Boston (nordeste dos EUA) caso haja uma solicitação formal.
O mais provável, porém, é que eles não se apresentem à Justiça e continuem no país ilegalmente, engrossando a população dos "undocumented". O fato de seguirem rumo a Boston, conforme inicialmente planejado pelo grupo, é um indício de que dificilmente eles irão à audiência.
Os 28 brasileiros foram presos na semana passada em Sweetwater (Texas) quando viajavam num trailer desde o México.
A dificuldade para obtenção do visto após o 11 de Setembro fez com que a perigosa travessia via fronteira com o México se tornasse uma opção cada vez mais usada pelos imigrantes brasileiros. Nas últimas semanas, três deles morreram durante o percurso.
Reportagem recente da Folha mostrou um aumento de 926% de brasileiros detidos ao tentarem entrar nos EUA pelo México entre 1999 e 2003 -de 488 para 5.008.


Texto Anterior: Terror: Saudita ligado a Bin Laden se rende, diz Riad
Próximo Texto: América Latina: Após marcha de 40 dias, indígenas protestam contra Petrobras Bolívia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.