São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BBC se desculpa por exibir cena em que rainha ralha com fotógrafa americana

DA REDAÇÃO

A BBC, emissora pública britânica, pediu anteontem desculpas à rainha Elizabeth 2ª por ter erroneamente noticiado que ela se enfezou e abandonou uma sessão de fotografias, em que era fotografada pela americana Annie Leibovitz, uma especialista em moda e celebridades.
A emissora está preparando um documentário sobre a rainha a ser levado ao ar no segundo semestre deste ano. A cena que gerou o mal-entendido foi divulgada para os jornalistas especializados em televisão na última quarta-feira, durante um almoço em que a emissora anunciou suas novidades de programação.
"A BBC pede desculpas à rainha e a Annie Leibovitz por qualquer constrangimento que tenha provocado", disse a emissora, em comunicado. Um dos diretores disse que a emissora e a produtora do documentário, RDF Media, editaram a seqüência da sessão de fotografias fora da ordem cronológica, o que induziu ao engano.
A filmagem ocorreu em março, no palácio de Buckingham, e mostra a sessão de retratos da rainha com Leibovitz para a revista "Vanity Fair", a serem publicadas por ocasião da visita oficial que Elizabeth 2ª fez aos Estados Unidos em maio.
A cena que gerou a controvérsia mostra a fotógrafa dizendo à monarca que preferiria que na seqüência seguinte ela aparecesse sem a coroa na cabeça. Isso porque "as roupas que a senhora está vestindo são tão...". Antes que ela completasse a frase, Elizabeth 2ª lançou um olhar gélido, apontou para as roupas da fotógrafa e completou: "de mau gosto".
Na cena seguinte, a rainha comenta com uma dama de companhia: "Não vou mudar nada. Estou farta de ficar vestida assim. Muito obrigada."
Pela seqüência, parecia que a rainha brigou com a fotógrafa e interrompeu a sessão. Mas em verdade o diálogo entre ambas, apesar de áspero, ocorreu antes do desabafo de Elizabeth 2ª com a dama de companhia.
O documentário, em cinco episódios, retrata a vida cotidiana de Elizabeth 2ª, com suas atribuições, seus familiares e seus compromissos no Reino Unido e no exterior.
Com o incidente ainda amplamente comentado, o "controller" da BBC -ele assegura a qualidade ou a veracidade dos programas levados ao ar-, Peter Fincham, desmentiu ontem que tenha cogitado de pedir demissão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Congresso equatoriano julga ministro
Próximo Texto: Peru: Manifestantes fazem policiais reféns; cai índice de García
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.