São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Manifestantes fazem policiais reféns; cai índice de García

DA REDAÇÃO

Nove policiais foram feitos reféns ontem no sul do Peru por um grupo de manifestantes que bloqueava uma estrada entre Arequipa e Puno. Os policiais estavam tentando desbloquear a estrada quando foram dominados pelos manifestantes -cerca de mil, segundo a polícia peruana.
De acordo com a imprensa local, os manifestantes querem trocar os policiais, que forma amarrados por seus captores, por 14 pessoas de seu grupo que haviam sido detidas antes.
A polícia informou que os manifestantes bloquearam a estrada para reivindicar investimentos do governo federal na região -cerca de 1.000 km ao sul de Lima, a capital do país- e também em apoio à greve nacional de professores que teve início nesta semana.
Os docentes peruanos estão em greve desde o dia 5 de julho porque se opõem a uma lei de carreiras que impõe testes e a demissão em caso de três reprovações.
Até o fechamento desta edição os policiais não haviam sido liberados.

Mais protestos
Também ontem, a principal central sindical do Peru, a CGTP, voltou a promover uma marcha em Lima, desta vez para protestar contra a prisão de mais de cem professores que participaram de uma manifestação no dia anterior. A polícia reprimiu o ato com gás lacrimogêneo, e ao menos uma pessoa foi presa.
Para a central sindical, a detenção dos professores foi "arbitrária", já que o ato da quinta-feira foi pacífico.
A CGTP e outras categorias também promoveram protestos e bloqueios de estradas em várias outras regiões do país para cobrar promessas do governo do presidente Alan García, que exibe seu mais baixo índice de aprovação desde que assumiu a Presidência, há um ano: apenas 35%, segundo revelou pesquisa divulgada ontem.


Com agências internacionais


Texto Anterior: BBC se desculpa por exibir cena em que rainha ralha com fotógrafa americana
Próximo Texto: França busca conciliação política libanesa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.