São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Convite a líder iraniano faz Kirchner faltar

DO ENVIADO A QUITO

O presidente argentino, Néstor Kirchner, desistiu de comparecer à posse de Rafael Correa, em protesto contra a presença do colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
A Argentina e o Irã vivem uma longa crise diplomática por causa do atentado terrorista contra a sede da Amia (Associação Mutual Israelense Argentina), que matou 85 pessoas em Buenos Aires, em 1994. Em novembro, a Justiça argentina emitiu uma ordem de prisão internacional contra nove iranianos, entre eles o ex-presidente Ali Akbar Hashemi Rafsanjani (1989-1997), todos acusados de envolvimento no crime.
A presença do iraniano também foi criticada pelo governo israelense e por porta-vozes da pequena comunidade judaica. Em declarações, Ahmadinejad tem negado ou relativizado o Holocausto judaico na Segunda Guerra.
Questionada sobre a presença de Ahmadinejad, a assessoria de Correa disse que havia convidado quase 200 chefes de Estado para a posse de hoje, entre os quais o presidente iraniano. Em seu giro pela região, Ahmadinejad visitou também a Venezuela e a Nicarágua. (FM)


Texto Anterior: Correa defende "socialismo do século 21"
Próximo Texto: Brasil não prevê mudança em contrato da Petrobras nem calote
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.