São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO NOS EUA

Ataques aumentam Kerry é favorito em Washington

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

O pré-candidato democrata John Kerry era mais uma vez o favorito ontem para vencer as assembléias partidárias em Washington D.C. (capital dos EUA) e no Estado de Nevada.
No total, estavam em jogo a escolha de 40 delegados do partido que formalizarão o nome do candidato democrata na Convenção Nacional, em julho.
Kerry, senador por Massachusetts e grande favorito entre os democratas, foi o único pré-candidato na disputa a visitar Nevada ontem. Os pré-candidatos Howard Dean e John Edwards concentraram suas agendas em Wisconsin, que faz sua primária na terça-feira. Os resultados no Estado podem tirar Dean definitivamente da disputa e diminuir ainda mais as chances de Edwards.
Na sexta-feira, Kerry recebeu o apoio público do ex-pré-candidado Wesley Clark, em um gesto visto como um oferecimento para vir eventualmente ocupar a vaga de vice na chapa democrata.
Ontem, a campanha de Kerry revelou um ambicioso plano de levantamento de fundos que deverá ser colocado em campo depois da prévia de Wisconsin.
O objetivo de Kerry, já sob ataque da máquina do Partido Republicano do presidente George W. Bush, é tentar se equiparar à arrecadação de seu adversário antes das convenções partidárias.
A expectativa dos democratas é que os ataques devem aumentar nos próximos dias. Após as prévias realizadas até agora, Kerry praticamente não tem dinheiro para se defender em anúncios de TV, que, nos EUA, são pagos.
O presidente do Comitê Nacional Republicano, Ed Gillespie, por exemplo, tem qualificado a campanha de Kerry ""como uma das mais sujas dos tempos modernos". Seu partido distribui material pela internet acusando Kerry de representar ""interesses de grupos empresariais poderosos".


Texto Anterior: Iraque ocupado: Atentados deixam 22 mortos em Fallujah
Próximo Texto: Bush está em baixa, mas não derrotado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.