São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e partidos de esquerda da América Latina condenam operação da Colômbia

DA REDAÇÃO

Partidos de esquerda do continente, entre eles o PT, reunidos na Cidade do México nesta semana, condenaram o bombardeio colombiano ao acampamento das Farc e rejeitaram a transferência da doutrina de "guerra preventiva" do governo dos EUA à América Latina.
A declaração foi fruto de uma reunião do Grupo de Trabalho do chamado Fórum de São Paulo, que faz encontros bienais da esquerda desde 1990.
Os representantes também se disseram solidários ao México pela morte de estudantes do país que estavam no acampamento da guerrilha.
Ao encontro, seguiu-se um seminário do PT (Partidos dos Trabalhadores) mexicano, que provocou polêmica porque estavam convidados integrantes das Farc, mas "na última hora não foi possível" que viessem, disse o o dirigente mexicano, Alberto Anaya, que classificou a ação colombiana como um "crime de Estado".
"O PT não participou do seminário [do Partido do Trabalho mexicano]. Participamos, sim, da reunião do grupo de trabalho do Fórum de São Paulo", disse Valter Pomar, secretário de Relações Internacionais do PT, que esteve no México.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Em visita ao Pelourinho, Rice compara voz de cantor a dos negros americanos
Próximo Texto: Guerrilheiro que matou chefe terá US$ 2,7 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.