São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

EUA libertarão fotógrafo da AP preso há 2 anos

DA REDAÇÃO

O Exército americano anunciou que libertará amanhã Bilal Hussein, fotojornalista da agência Associated Press preso há dois anos sob suspeita de ligação com insurgentes no Iraque. Na semana passada, comissões judiciais iraquianas anistiaram Hussein, que, apesar do longo cárcere, jamais foi a julgamento.
"Após a ação das comissões iraquianas, nós revisamos as circunstâncias da detenção de Hussein e determinamos que ele já não representa um risco imperativo de segurança", afirmou o general Douglas Stone, chefe das operações de detenção dos EUA no Iraque. Hussein e a Associated Press negam que o fotojornalista, parte da equipe vencedora do prêmio Pulitzer em 2005, tenha tido contato impróprio com insurgentes.
Outro fotojornalista, o britânico Richard Butler, foi libertado ontem no sul do Iraque. Uma patrulha iraquiana encontrou o cativeiro do funcionário da rede americana CBS, resgatado após troca de tiros com os seqüestradores.
Poucas horas após o resgate, a TV estatal transmitiu imagens de Butler rindo abraçando os seus libertadores, aos quais agradeceu. Nenhum grupo reclamou a autoria do seqüestro, ocorrido há dois meses em Basra.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Obama cai em pesquisa após discurso sobre "amargura"
Próximo Texto: Greve inédita contra cortes tira "Le Monde" das bancas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.