São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CRIME

Padre americano é ferido a tiros por homem que o acusa de violência sexual
Um padre da Igreja Católica foi ferido a tiros em Baltimore (nordeste dos EUA) pelo homem que o acusa de ter cometido abuso sexual.
Dontee Stokes, 26, afirmou que, há cerca de nove anos, o padre Maurice Blackwell abusou dele. Segundo a polícia de Baltimore, Stokes foi à casa de Blackwell para tentar falar com ele. Diante da recusa do padre, o agressor abriu fogo com uma arma de calibre .375, atingido o religioso na mão esquerda e duas vezes na região perto do quadril.
Maurice Blackwell está internado no Hospital Universitário de Baltimore em estado grave, porém estável. Stokes foi preso seis horas depois por tentativa de homicídio.
Segundo a Arquidiocese de Baltimore, Stokes relatou o suposto abuso à polícia em 1993, mas o padre Blackwell nunca foi indiciado.
A própria arquidiocese fez sua investigação interna: concluiu que as acusações "não eram verossímeis" e reconduziu o padre a suas funções normais.
Em 1998, entretanto, a arquidiocese suspendeu Blackwell por causa do que chamou de "relação inapropriada" com um outro menor e o afastou da Igreja de Santo Eduardo, na qual servia desde 1979.
A Igreja Católica americana tem sido abalada nos últimos meses por diversas acusações contra seus prelados por abuso sexual.



Texto Anterior: Oriente Médio: Sharon condiciona paz a reforma palestina
Próximo Texto: Reino Unido: Escola cristã pede à Justiça que permita aplicar castigo físico a seus alunos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.