São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Cabul, presidentes do Afeganistão e do Irã mostram desacordo com EUA

DA REDAÇÃO

Pouco mais de uma semana depois que os líderes dos EUA e do Afeganistão discordaram publicamente sobre o papel do Irã no Oriente Médio e na Ásia Central, o presidente afegão, Hamid Karzai, recebeu ontem em Cabul seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, para discutir acordos de cooperação. O encontro foi marcado pela rejeição do Irã a acusações americanas de que o país fornece armas aos fundamentalistas do Taleban no Afeganistão.
Karzai afirmou que deseja fazer uma ponte entre os EUA e o Irã. "Nos traria muita satisfação se estes dois grandes países se tornassem mais próximos", disse, acrescentando que Washington e Teerã "são dois bons sócios" seus.
Já Ahmadinejad, em sua primeira visita oficial ao Afeganistão, alimentou a controvérsia com a Casa Branca ao afirmar que "duvida seriamente que o Taleban receba armas iranianas". Segundo o presidente, os impactos da insegurança no Afeganistão são sentidos em primeiro lugar no Irã, o que torna a estabilidade afegã primordial para seu governo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ataque a seita curda no Iraque mata 190
Próximo Texto: Em crise, Paquistão celebra independência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.