São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Turistas são resgatados de Machu Picchu

DA REDAÇÃO

O jornal peruano "El Comercio" informou ontem que os 1.466 turistas que haviam ficado isolados no sítio arqueológico e turístico de Machu Picchu na quinta-feira conseguiram voltar à cidade de Cusco.
Os turistas ficaram presos porque o desprendimento de gelo do monte La Verónica, no Peru, bloqueou na madrugada de anteontem a ligação ferroviária entre Machu Picchu e Cusco. Além disso, uma ponte foi derrubada pelo transbordamento do rio Yuracmayo.
Segundo o "El Comercio", todos os turistas foram removidos pela companhia ferroviária Perú Rail. Eles percorreram um trecho de trem, depois passaram para um comboio de veículos que os levou até Cusco. Para permitir a locomoção dos turistas, operários peruanos tiveram de trabalhar para melhorar as condições de tráfego de uma via secundária.
Um porta-voz da Perú Rail disse ao jornal peruano que, embora os trabalhos para desbloquear a linha férrea principal ainda devessem demorar, o serviço de transporte para Machu Picchu poderia ser retomado entre ontem e hoje, por meio de uma via secundária.
Ontem, cerca de outros 1.750 turistas que pretendiam subir ao sítio turístico aguardavam a possibilidade de fazê-lo.
Situadas a 2.560 metros de altitude, as ruínas do Império Inca em Machu Picchu são o maior destino turístico peruano.


Texto Anterior: Tragédia na Ásia: Encerrada a procura por sobreviventes ao tremor no Paquistão
Próximo Texto: Missão Caribe: Para assessor de Lula, Haiti criou um "novo paradigma"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.