São Paulo, terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cristina Kirchner é ameaçada durante voo

Voz masculina diz "matem a égua" em uma interferência na comunicação de helicóptero da presidente

SILVANA ARANTES
DE BUENOS AIRES

A Casa Rosada divulgou ontem que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofreu ameaças, na manhã de sexta, durante voo de helicóptero que a conduziu da residência oficial de Olivos à sede do governo, na Praça de Maio (Buenos Aires).
Houve quatro interferências anônimas na comunicação do piloto com a torre de controle do aeroporto, nos aproximados oito minutos do voo.
Na gravação, divulgada por canais de TV, ouve-se uma voz masculina dizer, em diferentes momentos, sempre após o piloto informar as coordenadas: "Matem a égua!"; "Idiotas, matem o peixe! [quando o helicóptero se aproxima do Cais dos Pescadores]" e "Matem-na".
Em outra interferência, soa um trecho da marcha "Avenida de las Camelias", ligada à última ditadura militar (1976-83). Cristina disse que cabe à Justiça identificar os autores, mas que "muitas coisas que ocorreram nos últimos dias provam que os dinossauros persistem".
O ministro Aníbal Fernández, chefe de gabinete da Presidência, classificou o episódio como "muito grave", mas disse que "a segurança da presidente não está em questão" e que o esquema atual será mantido.
Fernández ligou as ameaças ao início, na mesma data, do julgamento de comandantes da última ditadura militar, acusados de crime de lesa-humanidade cometidos na Escola de Mecânica da Marinha (Esma), sede clandestina de torturas.
As Avós da Praça de Maio, que pressionaram pelo julgamento, disseram, em nota, que "nenhuma intimidação torcerá o caminho que há mais de 33 anos iniciamos". O Ministério Público reportou as ameaças à Justiça Federal, que determinou abertura de investigação.

Ouça as ameaças a Cristina Kirchner

www.folha.com.br/093483


Texto Anterior: Lobo lança "diálogo de reconciliação", mas sem zelaystas
Próximo Texto: Agressão a premiê expõe polarização de italianos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.