São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil critica a "seletividade" na comissão

DA REDAÇÃO

Em intervenção apresentada na sessão de ontem da Comissão de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, a diplomacia brasileira criticou "a crescente politização e a seletividade" em relação a países específicos durante a apresentação das resoluções e sugeriu a elaboração de um "relatório geral sobre direitos humanos pelas Nações Unidas".
"Lamentamos o fato de que aspectos e temas não relacionados à perspectiva de melhorar os direitos humanos estejam constantemente interferindo no processo de negociação das resoluções. Também lamentamos a prática contínua da estratégia caso a caso. Devemos concentrar nossos esforços e recursos para garantir a credibilidade da comissão."
"Nesse sentido, o Brasil está pronto para considerar alternativas à forma com que o tema de melhoria dos direitos humanos é tratado sob o item nove [que trata dos países individualmente]", diz a nota da delegação brasileira.
O Brasil se absteve de votar uma resolução sobre Cuba e apoiou o bloqueio a resoluções contra China e Rússia.


Texto Anterior: Direitos Humanos: ONU aprova resolução contra Cuba por 1 voto
Próximo Texto: Com apoio brasileiro, comissão deixa de censurar China e Rússia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.