São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Maior enchente em cem anos pode causar desastre ambiental se atingir complexo industrial próximo da cidade alemã

Inundação recorde tira 30 mil pessoas de Dresden

DA REDAÇÃO

Enquanto milhares de pessoas empilhavam sacos de areia para tentar deter a maior inundação em cem anos de história de Dresden (leste da Alemanha), uma operação de emergência começou a levar até 30 mil habitantes da cidade para um campo de refugiados a 20 km de distância.
O rio Elba já subiu para mais de oito metros de seu nível natural.
O chanceler (premiê) alemão, Gerhard Schröder, disse que o país passa por uma "catástrofe nacional". Mais de cem pessoas morreram no leste e no centro da Europa por causa das chuvas e inundações dos últimos dias.
O esforço de reconstrução deve, segundo estimativas do chanceler, consumir 5 bilhões.
Um grande complexo industrial químico em Bitterfeld, a cerca de 100 km ao norte de Dresden, está sob risco de inundação depois que as águas do rio Mulde, um tributário do Elba, superaram uma barragem próxima. Se essas fábricas -conhecidas por sua poluição, na época da extinta Alemanha Oriental- forem alcançadas pelas águas, um desastre ambiental pode ocorrer.
As autoridades postergaram a retirada de 16 mil habitantes da cidade. Se hoje a ameaça continuar, eles podem ser deslocados para barracas num campo próximo.
Com pontes e estradas destruídas, muitas cidades da região estão isoladas. Em alguns locais, os serviços básicos estão suspensos.

Outras cidades
O sudeste da Europa também entrou em alerta, com a iminente subida das águas do Danúbio. Espera-se que ele alcance seu nível máximo hoje em Bratislava, capital da Eslováquia, e domingo em Budapeste, capital da Hungria.
Em Praga, na República Tcheca, as águas começaram a descer. Ainda não há estimativas apuradas de danos.
Na Áustria, onde sete pessoas já morreram, o Danúbio continua em seu nível normal.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Crise: Venezuela sofre conflito de Poderes
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel fala em retaliar se o Iraque atacar e já vacina sua população
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.