São Paulo, terça-feira, 16 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

análise

País escapa ao controle de dirigentes

DO "FINANCIAL TIMES"

Não se deixem enganar pela pompa e disciplina exibidas no Grande Salão do Povo, em Pequim. O público não tem acesso ao espetáculo conduzido em seu nome, mas isso não significa que Hu Jintao e seus aliados estejam no controle do congresso do PC, para não falar do país.
Hu e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, devem ser confirmados para novos mandatos de cinco anos em seus postos. No entanto, a incapacidade de Hu de definir sem oposição a escolha de seu sucessor em 2012 demonstra até que ponto é difícil para um líder chinês atual desfrutar do tipo de influência que Deng Xiaoping exerceu até sua morte.
A fraqueza de Hu se manifesta também na dificuldade para aprovar suas propostas políticas. Hu e Wen anunciaram seguidas vezes sua intenção de reduzir a disparidade entre ricos e pobres e de promover o desenvolvimento ambientalmente sustentável, em lugar de manter o foco apenas no crescimento econômico rápido.
O fato de que tenham fracassado em impor essa alteração de rumo -o crescimento se acelerou, cresceu a disparidade e a poluição se agravou- pode ser atribuído em parte à recusa dos líderes do partido nas Províncias e cidades chinesas a alterar as políticas de alto crescimento que serviram muito bem a eles e aos seus aliados entre os empresários. Mas também falta à liderança central a vontade política necessária para impor as soluções que ela sabe corretas.
Ontem, o presidente Hu parecia ter voltado a enfatizar o crescimento em alta velocidade. Esse recuo colocará a liderança do país em rota de colisão não só com outras nações que estão sobrecarregadas de exportações chinesas mas também com as massas cada vez mais irrequietas da China, que se sentem excluídas do crescimento descontrolado.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Sob o espectro da Olimpíada, governo redobra censura e vigilância de ativistas
Próximo Texto: Brown oferece ajuda financeira a Mianmar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.