UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Separatistas atacam policiais

Tchetchenos matam ao menos 9 no Daguestão

DA REDAÇÃO

Rebeldes separatistas tchetchenos atacaram ontem um posto de guarda na fronteira da Rússia com a Geórgia, matando pelo menos nove policiais e sequestrando quatro pessoas.
Segundo autoridades locais, pelo menos 25 guerrilheiros realizaram o ataque no Daguestão, região russa vizinha à Tchetchênia e à Geórgia.
Anjela Martirosova, porta-voz do Ministério do Interior da Rússia, disse que os policiais foram atraídos para uma emboscada. Um carro avançou em direção ao posto de guarda com um de seus passageiros atirando. Quando os guardas deram início a uma perseguição, foram mortos por guerrilheiros escondidos na beira da estrada. Em seguida, os rebeldes entraram na vila de Shauri e levaram quatro moradores como reféns.

Centenas de mortos
Ataques dos separatistas feitos desde o ano passado mataram centenas de pessoas em Moscou e na Tchetchênia. A ação de ontem despertou temores na população do Daguestão de que os rebeldes estejam dando início a uma nova onda de violência na região.
Em janeiro de 1996, guerrilheiros invadiram a cidade de Kizlyar e mantiveram cerca de 3.000 pessoas como reféns em um hospital. Mais tarde, os rebeldes libertaram a maior parte das pessoas e seguiram com cerca de cem prisioneiros rumo à Tchetchênia. Forças russas atacaram os insurgentes e depois de uma semana de combates restou um saldo de 78 mortos.
Atualmente, as tropas russas situadas na Tchetchênia continuam a sofrer baixas diárias em virtude de ataques guerrilheiros e atentados a bomba. Segundo um integrante da administração regional da Tchetchênia -que tem o apoio do Kremlin-, pelo menos dez soldados foram mortos e outros 24 ficaram feridos em choques com os separatistas ocorridos neste fim de semana.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Colin Powell é operado para extrair câncer de próstata
Próximo Texto: Argentina: Juiz argentino veta a saída de suspeitos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.