São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE enviará missão policial a Kosovo

Grupo terá 1.800 membros, entre juízes e promotores e ao menos 700 policiais

Premiê kosovar insinua que anúncio da independência da Província ocorrerá hoje; kosovares de origem albanesa já comemoram

DA REDAÇÃO

Às vésperas da esperada declaração de independência da Kosovo, a União Européia aprovou o envio de uma missão policial e judicial com 1.800 representantes para a Província sérvia.
Ontem, o premiê de Kosovo, Hashim Thaci, insinuou que a declaração da independência da Província ocorrerá hoje. "Será o dia de se transformar em realidade a vontade do povo de Kosovo. Um dia calmo, de entendimento", disse durante uma reunião com líderes religiosos na capital.
Segundo o jornal "Express" Thaci,o presidente Fatmir Sejdiu e o líder do Parlamento, Jakup Kraniqi, farão o anúncio em uma declaração conjunta à imprensa nesta tarde.
Kosovares de origem albanesa já comemoravam ontem nas ruas da Província. Em Belgrado, porém, sérvios nacionalistas protestaram, cantando "o Kosovo é o coração da Sérvia".
Segundo comunicado da UE, a missão vai substituir poderes da atual missão da ONU. A nota nomeia o holandês Pieter Feith como administrador civil do bloco europeu em Kosovo.
O governo sérvio em Belgrado considerou a decisão de "vergonhosa". A Rússia também reagiu, qualificando de "ilegal" o envio da missão.
"Qualquer mudança no caráter, na composição ou nos planos operacionais da presença civil em Kosovo exige uma nova decisão do Conselho de Segurança da ONU", disse o porta-voz da Chancelaria.
O grupo, que inclui 700 policiais, além de juízes e promotores, terá o papel de assistir e aconselhar as autoridades policiais e judiciais da Província. Também terá poderes executivos em assuntos ligados ao crime organizado, à corrupção e outros.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: O começo do fim dos Bálcãs
Próximo Texto: América do Sul: Explosão de bomba caseira mata 1 na Cidade do México
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.