UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Síria propõe acordo para desarmar Oriente Médio

DA REDAÇÃO

A Síria propôs um tratado internacional que transforme todo o Oriente Médio em uma zona livre de armas de destruição em massa e afirmou que está disposta a colaborar com os EUA. O alvo da proposta é Israel.
Nos EUA, o secretário de Estados Colin Powell anunciou que pretende visitar a Síria. Ele disse não saber quando. O anúncio acontece um dia após os EUA terem reduzido o tom das ameaças contra a Síria.
Os americanos disseram que apóiam a resolução proposta pela Síria. "Nós somos a favor da idéia de um Oriente Médio livre de armas de destruição em massa", disse John Negroponte, embaixador dos EUA na ONU. Ele acrescentou, porém, que a prioridade agora é achar armas de destruição em massa no Iraque.
A Síria afirma que Israel possui ogivas nucleares. Os israelenses se recusam a comentar o assunto.
Os EUA têm advertido a Síria a não conceder abrigo a autoridades do regime do ex-ditador Saddam Hussein. Os americanos também acusam o país de possuir armas químicas.
A Síria, que faz parte da lista do Pentágono de países que apóiam o terrorismo, nega todas as acusações feitas pelos EUA. "A Síria é um país pacífico, que gostaria que essa região fosse estável e segura. Mas com o retorno dos direitos de todos os árabes", disse uma porta-voz da Chancelaria síria.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fim das sanções abrirá porta para negociação
Próximo Texto: Novo tiroteio mata mais 3 em Mossul
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.