São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO NUCLEAR
Coréia do Norte convida AIEA a inspecionar suas instalações
A Coréia do Norte convidou a AIEA, a agência nuclear da ONU, a visitar o país, no que pode ser o primeiro passo para um acordo internacional a fim de frear seu programa atômico.
Segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA, o país escreveu à AIEA propondo discussões para verificar e monitorar o fechamento do reator de Yongbyon, conforme acordo internacional fechado em fevereiro.
A atitude da Coréia do Norte se deve à confirmação do descongelamento de fundos do país que estavam bloqueados em um banco de Macau. Foram desbloqueados cerca de US$ 20 milhões.
Segundo o principal negociador norte-americano para o tema, Christopher Hill, o dinheiro transferido está na Rússia e deve chegar aos norte-coreanos no começo da semana.
Reclamando que o congelamento era uma hostilidade de Washington, a Coréia do Norte boicotou seis rodadas de diálogos internacionais sobre a questão nuclear e, em outubro de 2006, fez um teste do que afirmou ser sua primeira bomba atômica.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Irã: Rice ainda vence a queda de braço com Cheney, diz jornal
Próximo Texto: Onipresente, Sarkozy vive a embriaguez do poder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.