São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA negociam construção de pista de pouso

DA REDAÇÃO

As Forças Armadas do Peru estão negociando com o Exército dos Estados Unidos a construção de uma pista de pouso no país andino, informou ontem a imprensa local.
Em declarações ao jornal "Perú.21", o comandante do Exército peruano, Edwin Donayre, afirmou que a pista seria construída no departamento de Ayacucho.
"O Comando Conjunto das Forças Armadas está coordenando com os EUA a instalação de um aeródromo", disse o militar peruano, acrescentando que a decisão "não tem nada a ver com o trabalho humanitário das tropas americanas em Ayacucho" -uma referência aos exercícios conjuntos realizados na região desde o início do mês.
O general não especificou se se trata de uma base nem explicou se ela será administrada pelos EUA ou pelo Peru. A notícia alimenta rumores de que existem negociações para transferir para o Peru a base militar americana hoje instalada em Manta, no Equador -a concessão vence em 2009 e não será renovada pelo governo de esquerda de Rafael Correa.
As especulações aumentaram no mês passado, depois que soldados americanos iniciaram o "exercício conjunto de ação humanitária" em Ayacucho, berço no final dos anos 70 do grupo maoísta Sendero Luminoso. O general defendeu os exercícios, dizendo que 30 mil pessoas se beneficiarão dos tratamentos médicos oferecidos pelos EUA na região.


Texto Anterior: Policiais viram reféns em protesto no Peru
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Apoio de peso: Gore anuncia apoio e diz que fará tudo para eleger Obama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.