São Paulo, sábado, 17 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The New York Times - de Nova York

Pedimos desculpas por erro sobre armas de Saddam

EUA - O jornal "The New York Times" publicou ontem um editorial, intitulado "Uma Pausa para Olhar para Trás", para se desculpar mais uma vez por ter afirmado que o ex-ditador do Iraque Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa.
"Nos últimos meses, esta página repetidamente exigiu que o presidente [George W.] Bush reconhecesse os erros que seu governo cometeu quando entrou em guerra com o Iraque. (...) Se queremos que o sr. Bush seja franco sobre seus erros, devemos ser igualmente diretos sobre os nossos."
O diário lembra que publicou dezenas de editoriais, antes da guerra, que insistiam em que qualquer invasão deveria ter amplo apoio internacional. "Mas concordamos com o presidente em um ponto crítico: que Saddam Hussein estava escondendo um grande programa de armas que poderia representar uma ameaça para os Estados Unidos ou para seus aliados."
O jornal observa que, após a queda do regime de Saddam, em abril de 2003, admitiu, em diversos editoriais, que estava enganado a respeito das armas. Nota, porém, que deveria ter sido "mais agressivo no sentido de ajudar os leitores a entender que havia uma possibilidade da inexistência de um arsenal imenso".
"Muitos políticos que votaram a favor da autorização para a guerra ainda se recusam a admitir que cometeram um erro. Mas cometeram. E, apesar de termos atacado a invasão, nós nos lamentamos agora por não termos feito mais para contestar as suposições do presidente."


Texto Anterior: Iraque sob tutela: EUA mudam política de presos no exterior
Próximo Texto: EUA: Estudo diz que cinema está mais violento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.