São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉXICO

Explosões atribuídas a cartéis matam ao menos 7 em festejo

DA REDAÇÃO

Ao menos sete pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas na noite de anteontem após duas explosões na cidade mexicana de Morelia, no Estado de Michoacán (oeste), em um evento de celebração da independência do país, que completou ontem 198 anos. As autoridades governamentais foram unânimes em atribuir os atentados ao narcotráfico.
As explosões, supostamente causadas por duas granadas, ocorreram na praça central da cidade na presença do governador, Leonel Godoy. O presidente mexicano, Felipe Calderón, nascido na região, disse que "esses atos clandestinos foram claramente um ataque à nossa segurança nacional" e chamou os autores de "assassinos sem escrúpulos".
O México vive uma escalada de violência desde que Calderón colocou o Exército para combater os cartéis de narcotraficantes, no final de 2006. As medidas adotadas causaram uma onda de assassinatos, seqüestros e acertos de contas. Estima-se que entre 2.700 e 3.000 mortes, só neste ano, estejam relacionadas ao narcotráfico.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Leite adulterado mata três bebês e deixa 1.327 internados na China
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / O voto e o bolso: McCain muda seu discurso sobre a crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.