São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

COLÔMBIA

Ação do Exército contra guerrilheiros e paramilitares deixa 14 mortos em Medellín
Ao menos 14 pessoas morreram ontem em consequência de uma ofensiva do Exército para desalojar os grupos guerrilheiros e paramilitares que lutam pelo controle de áreas urbanas da periferia de Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia. No último ano, já morreram 450 pessoas na cidade por conta do conflito entre guerrilheiros e paramilitares.
O Exército confirmou a morte de três militares, um policial e dez guerrilheiros na Comuna 13, bairro da cidade onde os combates têm sido mais intensos. Segundo fontes dos órgãos de saúde, mais de 20 pessoas ficaram feridas nos confrontos de ontem.
Segundo fontes militares, a ofensiva do Exército em Medellín foi ordenada pessoalmente pelo presidente Álvaro Uribe, que pediu à força pública a retomada do controle da região após a morte de três civis entre domingo e segunda-feira.
O escritório na Colômbia do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos expressou ontem "profunda preocupação" pelos combates.
"Expressamos nossa profunda preocupação pelos fatos que vêm ocorrendo nos últimos meses em bairros periféricos de Medellín, em especial na Comuna 13, onde seguem se apresentando vítimas civis pelo fogo cruzado entre os diferentes grupos armados", afirmou um comunicado da organização.


Texto Anterior: Ásia: Pressionada, Indonésia promete leis mais severas contra terror
Próximo Texto: História: Egito inaugura nova Biblioteca de Alexandria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.