São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Xiitas têm proposta

ONU promete parecer sobre eleição até sexta

DA REDAÇÃO

A ONU espera dar até sexta-feira seu veredicto sobre a possibilidade de o Iraque promover eleições diretas neste ano, afirmou ontem o secretário-geral da entidade, Kofi Annan.
Washington defende que as eleições diretas sejam realizadas em 2005, após a promulgação de uma Constituição e a realização de um censo, e que, até lá, assuma um governo interino. Mas os xiitas, maioria no país, exigem que o pleito seja neste ano, para escolher o governo que assumirá em 30 de junho, quando os EUA devolverem a soberania ao Iraque.
"Espero que possamos ajudar a resolver o impasse e a pôr as coisas no caminho certo", disse Annan. Lakhdar Brahimi, o chefe da missão da ONU no Iraque, já afirmou que, embora eleições diretas sejam imprescindíveis, não há tempo para organizá-las até 30 de junho. Mas nem os EUA nem os xiitas aceitam adiar a transição.
O secretário de Estado americano, Colin Powell, reiterou que os EUA estão abertos a sugestões ao modelo das convenções regionais que elegerão indiretamente o governo interino.
Já os representantes xiitas no Conselho de Governo Iraquiano disseram que só abrirão mão das diretas se lhes for dado o domínio do governo interino.
Ontem, uma bomba em Bagdá matou o 541º militar dos EUA desde o início da guerra. Em Tikrit (norte), três civis morreram quando um morteiro americano explodiu no quintal de uma casa.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Eleição: Reformistas atacam o líder supremo do Irã
Próximo Texto: EUA: Casamento gay vira debate nacional nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.