São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAPEL PASSADO

"O clima na fila de casamento é de festa", diz a lésbica Marta Donayre

Brasileira aproveita chance e casa

Arquivo Pessoal
A brasileira Donayre (à frente)


DE NOVA YORK

Depois de passar cinco horas em pé numa fila na porta da Prefeitura de San Francisco na sexta-feira passada, a brasileira Marta Donayre, 34, e a americana Leslie Bulbuk, 41, conseguiram tornar oficial sua união de quatro anos.
"Casamos porque queremos ter um matrimônio civil e uma proteção legal. Corremos para conseguir a nossa certidão assim que soubemos da notícia", disse à Folha.
Na quinta-feira passada, o prefeito de San Francisco, Gavin Newsom, aprovou uma lei que concede aos casais homossexuais o direito de casar. O gesto provocou uma corrida nupcial na cidade. Até o momento, mais de 2.500 casais gays se casaram na cidade californiana.
"O clima na fila é de muita festa. Durante o final de semana, vários voluntários fizeram um esforço para casar o maior número de pessoas possível. Essa á uma grande chance para nós", contou Donayre.
Mas a felicidade dos casais gays ainda está ameaçada. Ontem, duas audiências para ouvir apelações contrárias à liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo estavam previstas para uma corte de San Francisco. Uma delas foi adiada para a próxima sexta-feira. A outra, porém, ainda não havia sido definida.
O prefeito da cidade defendeu ontem o seu ponto de vista ao declarar que o casamento entre gays é "inevitável" e que qualquer posição contrária está "fundamentalmente errada". Os grupos conservadores sustentam que a Constituição do Estado da Califórnia determina que o casamento só é possível entre um homem e uma mulher.
A batalha judicial ultrapassou as fronteiras estaduais. A administração do presidente George W. Bush defende uma emenda constitucional para banir o casamento gay. "Se essa emenda fosse aprovada, seria a primeira vez na história americana que uma emenda constitucional defenderia a discriminação", disse a brasileira, que foi à corte ontem acompanhar a decisão.
Segundo o Gallup, 47% dos americanos são contrários à proposta de emenda. (CC)


Texto Anterior: EUA: Casamento gay vira debate nacional nos EUA
Próximo Texto: Oriente Médio: Reforma causa racha entre Arafat e Korei
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.