São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG pede a Lula combate à repressão

DA REDAÇÃO

Em carta aberta, a ONG Repórteres Sem Fronteiras pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que interfira junto a Havana em favor dos prisioneiros políticos do regime.
"O Brasil e a comunidade dos países da América Latina são os únicos a poder demover o governo cubano da repressão aos direitos humanos", diz o documento assinado pelo secretário-geral da ONG, Jean-François Julliard.
O texto questiona se a "lembrança de princípios universais fundamentais" como a liberdade de expressão e de livre circulação constitui ingerência e evoca a atuação do Brasil na crise em Honduras para afirmar que o país já foi acusado de ingerência ao ir "contra a injustiça".
"Por que o mesmo não ocorreria no caso de Cuba, onde 200 pessoas se encontram privadas de liberdade pelo simples motivo de pensar diferentemente de seus dirigentes? Como o seu governo poderia permanecer surdo diante deste apelo?", questiona.
O silêncio do Brasil já foi criticado por outras organizações, como a Anistia Internacional e a Human Rights Watch.


Texto Anterior: Cuba impede marcha dissidente à força
Próximo Texto: Diplomacia: Brasil vai abrir embaixada em Mianmar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.