UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam estaria em Bagdá no dia da queda

DA REDAÇÃO

Dois jornais árabes afirmaram ontem que o ex-ditador Saddam Hussein estava em Bagdá com seu filho Qusay no dia em que tanques americanos chegaram ao centro da capital iraquiana e derrubaram sua imensa estátua, que virou o símbolo do fim de seus 24 anos no poder. Ontem, a rede de TV Al Jazeera mostrou o que seria o último refúgio de Saddam, que teria sido abandonado às pressas.
O jornais árabes baseados em Londres "Al Hayat" e "Asharq al Awsat" citaram testemunhas que teriam visto Saddam perto da mesquita Azamia, no norte de Bagdá, no último dia 9, quando a estátua foi ao chão.
Os relatos coincidem com o depoimento de outra testemunha, que disse à agência de notícias Reuters ter visto Saddam na mesma hora e local. A testemunha se identificou como um ex-oficial do Exército iraquiano.
Segundo testemunhas ouvidas pelo jornal "Al Hayat", Saddam chegou ao local por volta do meio-dia em um comboio de três carros. Estava acompanhado de seu filho caçula, Qusay, e um guarda-costas.
Vestido com roupas militares, ele teria subido em cima de um dos carros e feito um discurso de meia hora. Teria dito: "Estou lutando com vocês nas trincheiras".

Último refúgio
Uma casa relativamente modesta, com um escritório com planos de guerra precariamente rabiscados, é o lugar onde a Al Jazeera afirma que o ex-ditador passou seus últimos dias no poder.
No local, também havia uma maleta, uma cama desarrumada e uma sala de estar com sofás verdes e amarelos, onde Saddam teria feito suas últimas reuniões.
No quarto, um uniforme com a insígnia do que seria a mais alta patente militar do Iraque estava pendurado em um cabide.
Havia ainda uma cópia do Alcorão. As primeiras linhas da página marcada são: "Virá o dia quando os infiéis desejarão ser muçulmanos. Deixe-os comemorar e se felicitar; e suas esperanças seduzi-los. Eles conhecerão a verdade".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ex-ditador usou Barzan para lavar dinheiro
Próximo Texto: EUA enviam grupo para buscar armas no Iraque
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.