UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder xiita pede manifestação contra os EUA

DA ASSOCIATED PRESS

O líder do maior partido de oposição xiita do Iraque, o aiatolá Mohammed Baqir Al Hakim, pediu que os iraquianos se dirijam à cidade sagrada de Karbala (sul) na terça-feira para manifestarem oposição a um governo interino controlado pelos EUA.
Hakim, líder do Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque, baseado em Teerã (Irã), escolheu a cidade e a data por ser o local da tumba de Hussein, neto do profeta Muhammad, e ser aniversário de festa religiosa xiita. Hussein é visto como um símbolo de liberdade entre os xiitas -ramo minoritário do islamismo, mas majoritário no Iraque, principalmente no sul.
"Convoco os iraquianos a se reunirem em Karbala para se oporem a qualquer tipo de dominação estrangeira e apoiarem um governo iraquiano que proteja a liberdade, a independência e a justiça para todos", disse Hakim, citado pela TV iraniana.
O grupo de Hakim boicotou encontro de grupos opositores nesta semana, convocado pelo general da reserva dos EUA Jay Garner para estabelecer um governo interino.


Texto Anterior: História destruída: Unesco cria fundo cultural para Iraque
Próximo Texto: Terra dividida: Curdos expulsam árabes no norte
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.