UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Washington pressiona Israel por concessões

DO "NEW YORK TIMES"

A administração Bush, tentando quebrar o impasse no processo de paz no Oriente Médio, está pressionando Israel a atenuar sua presença na Cisjordânia e na faixa de Gaza assim que um novo premiê palestino seja empossado em uma ou duas semanas.
O pedido dos EUA, feito em uma inusual reunião na Casa Branca com dois representantes do premiê Ariel Sharon, reflete a preocupação americana de que a guerra no Iraque seja seguida por um avanço na questão palestina.
Entre as ações que Israel deve estudar estão retirar tropas de grandes cidades palestinas, relaxar as revistas nos postos de controle e os entraves burocráticos e, além disso, acelerar a passagem da cobrança tributária de Israel para as autoridades árabes.
O governo Bush sofre pressão de nações árabes e européias para demonstrar mais atenção para a causa palestina. Contra isso, existe a coação de sua base de apoio interna, opositora a qualquer passo que deixe Israel mais inseguro.
Os enviados israelenses afirmaram que Sharon estuda o pedido dos EUA, além da possibilidade de libertar prisioneiros palestinos. Mas só retiraria tropas das áreas ocupadas de forma simbólica.
O objetivo da pressão norte-americana é alçar Mahmoud Abbas (conhecido como Abu Mazen), o moderado futuro primeiro-ministro, ao lugar do marginalizado Iasser Arafat. O problema é que Abbas está acertando com Arafat a formação do gabinete de governo e atrasando sua posse.
Anteontem, Colin Powell, secretário de Estado dos EUA, afirmou que haverá "um engajamento mais ativo" do país na questão, com mais viagens à região.


Texto Anterior: ONU pede a UE pacto por reconstrução do Iraque
Próximo Texto: Direitos humanos: Brasil se abstém em votação sobre Cuba
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.