São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerdista falta a debate, e mediador o chama de "covarde"

DO ENVIADO A ASSUNÇÃO

Ao desistir de última hora de participar do último debate entre os candidatos a presidente do Paraguai, realizado ontem à tarde em Assunção, o ex-bispo católico Fernando Lugo, líder nas pesquisas para vencer a eleição deste domingo, foi alvo dos adversários e do mediador do encontro, um dos comunicadores mais populares do país.
Horas antes do início do debate, Lugo enviou uma carta ao radialista e apresentador de TV Humberto Rubín alegando que o tom a que chegou a campanha nos últimos dias -o governo o associa a terroristas e seqüestradores e difunde a versão de que baderneiros de outros países vão ao Paraguai para tumultuar o processo eleitoral- inviabilizava sua participação.
"Não há neste momento condições políticas para participar de um encontro com tais características. Os cidadãos e cidadãs paraguaias merecem todo o respeito, um respeito que tem sido vulnerado sistematicamente nos últimos dias da campanha", diz a carta, assinada pelo chefe da campanha de Lugo, Miguel Ángel Perito López.
Rubín não perdoou. Ao vivo, chamou Lugo de "covarde", "irresponsável" e "estelionatário" e disse que havia mais de 5.000 pessoas trabalhando no debate. "Isso reflete a sua falta de maturidade e nos leva a pensar o que realmente pode acontecer ao nosso país se ele vencer as eleições", completou. Diretor da rádio Ñanduti, a principal emissora AM do Paraguai, Rubín é respeitado e tido como politicamente independente.
Participaram do encontro Blanca Ovelar, do Partido Colorado, o general reformado Lino Oviedo, da Unace, e o empresário Pedro Fadul, do partido Pátria Querida. Além de críticas à ausência de Lugo, o debate foi marcado pela discussão sobre a hidrelétrica de Itaipu, na qual Brasil e Paraguai são sócios. (FV)


Texto Anterior: "Brasil é fera a ser combatida", afirma Garcia
Próximo Texto: Latino-americanos têm xenofobia acentuada, revela estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.