São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soldado diz que fotografar abuso em Abu Ghraib era "engraçado"

DO "NEW YORK TIMES"

Em depoimento sob juramento a investigadores, a soldado Lynndie England explicou assim por que militares do presídio de Abu Ghraib tiraram fotos de detidos encapuzados se masturbando e formando pilhas de corpos nus: "Pensávamos que parecia engraçado e, portanto, as fotos foram tiradas".
O depoimento de England, feito no último dia 5, descreve em detalhes e num tom impessoal as fotografias agora no centro do escândalo sobre abusos na prisão, relatando os maus-tratos como rotineiros e algumas vezes divertido, mas quase nunca, segundo ela, sem permissão.
Ela explica como amarrou uma corda em volta do pescoço do detido e o forçou, junto com outros presos, a correr e a se arrastar pelo corredor por "cerca de quatro a seis horas"; como um soldado regularmente jogava uma bola em prisioneiros encapuzados "para assustá-los"; "como outro soldado chutava detidos até causar feridas abertas para então "pessoalmente costurar os pontos dos detidos se a ferida não estivesse tão ruim", segundo cópia do depoimento obtido pelo "New York Times".
Questionada se havia maltratado detidos, ela disse: "Sim, eu pisei em alguns deles, os empurrei ou puxei, mas nada extremo".
"A foto 15 é basicamente nós nos divertindo", disse, sobre uma imagem com vários detidos nus em diferentes posições. "Ela queria uma foto porque havia escrito "sou um estuprador" em um dos detidos", disse England, apontando para duas fotos que, segundo ela, foram tiradas pela soldado Sabrina Harman.
Durante o depoimento, no entanto, England repete que ela e outros soldados eram ordenados a fazer essas coisas, argumento que tem sido apresentado pelos advogados de defesa e por outros soldados envolvidos.
Grávida e lotada no Fort Bragg (Carolina do Norte), ela havia se recusado a ser interrogada sem um advogado em 30 de abril, mas concordou em falar em 5 de maio.


Texto Anterior: Chanceleres da União Européia criticam tortura de iraquianos
Próximo Texto: Saúde: EUA incentivarão genéricos contra Aids
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.