São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros que disputam torneio estão tranquilos

RODRIGO PENA MAJELLA
DA REDAÇÃO

Apesar da violência diária da nova Intifada (levante palestino), os 110 membros da delegação brasileira da 16ª edição das Macabíadas não estão preocupados com as ameaças terroristas. O Brasil é um dos quase 50 países que participam dos jogos olímpicos judeus em Israel.
"Estamos todos alegres e contentes. O espírito da delegação está totalmente voltado para a competição", afirmou à Folha por telefone, de Jerusalém, Jonny Cukier, 52, presidente da Confederação Brasileira Macabi (CBM) e chefe da delegação. "Participamos das competições, dos eventos e dos passeios."
"Nem as famílias estão preocupadas. A participação é até um meio de prestar solidariedade ao Estado de Israel", afirmou David Caderman, 63, vice-presidente da CBM. "O único perigo é perder o jogo", brincou ele.
Nas Macabíadas de 1997, a delegação brasileira foi maior: 220 atletas e dirigentes. Segundo Cukier, a violência foi uma causa apenas indireta da redução.
A organização do evento chegou a cogitar um adiamento por causa do conflito, e muitos atletas teriam desistido para disputar outras competições. Mas grande parte não teria ido para Israel devido às dificuldades decorrentes da crise cambial, disse Cukier.
"Sentimos que é muito difícil que algo aconteça. Uma prova da tranquilidade é que, dos 105 atletas [há cinco dirigentes na delegação", 44 têm menos de 16 anos", afirmou Cukier. "Acho que poucos deixaram de vir por causa da violência. Quem é de São Paulo ou do Rio já convive com esse problema, não deixa de viver por causa da violência."
O Brasil disputa medalhas em futebol, futsal, vôlei masculino, natação, judô, tae-kwon-do, tênis, tênis de mesa e atletismo. Os brasileiros já conquistaram duas medalhas de ouro e quatro de bronze este ano, todas na natação.
A competição foi aberta anteontem, com uma cerimônia da qual participou o premiê Ariel Sharon, e termina na segunda-feira.


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel mata 4 em ataque a casa em Belém
Próximo Texto: Justiça: Corte internacional deve sair em 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.