UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA negam prisão de ocidentais no Iraque

DA REDAÇÃO

O Exército norte-americano disse ontem de que "não há evidências concretas" de que tenham ocorrido prisões de norte-americanos ou britânicos durante a ocupação do Iraque.
A declaração contraria informações divulgadas na última terça-feira por uma general norte-americano de que haveria seis compatriotas e dois britânicos sob custódia como prisioneiros de guerra, dando a entender que eles estariam envolvidos em ataques de guerrilha, que já causaram a morte de 72 soldados dos EUA e de 11 britânicos.
Os oito seriam os primeiros ocidentes presos por atos contra a ocupação liderada pelos EUA.
"Detivemos indivíduos por atividade criminal ou subversiva que inicialmente alegaram ter diversas nacionalidades. Normalmente, essas pessoas não têm passaporte nem identificação pessoal -ou têm diversos documentos com provenientes de diferentes países. Temos muitos indivíduos afirmando ter várias nacionalidades, o que estamos investigando, inclusive pessoas que dizem ter cidadania americana ou britânica", conclui a nota.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nova suposta fita de Saddam pede ataques
Próximo Texto: Armas serão encontradas, reafirma Blair
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.