São Paulo, terça-feira, 18 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS UNIDOS

Especialista em segurança é o novo secretário da Justiça

DA REDAÇÃO

A Casa Branca indicou ontem o juiz federal aposentado Michael Mukasey, especialista em segurança nacional que presidiu julgamentos célebres ligados ao terrorismo, para o cargo de secretário da Justiça.
Nomeado para ingressar na Justiça Federal pelo presidente Ronald Reagan (1981-1989), Mukasey, 66, não tem atuação político-partidária conhecida -o que deve facilitar sua aprovação pelos democratas, críticos do ex-secretário Alberto Gonzales, que renunciou no fim de agosto sob suspeita de ter afastado nove magistrados por razões políticas.
Como Gonzales, cujo discurso de posse mencionou "a obrigação especial" de proteger a América do terror, Mukasey apóia a suspensão de direitos dos suspeitos de terrorismo. Não é, porém, visto como aliado incondicional da Casa Branca.
No julgamento de José Padilla, americano acusado de envolvimento com a Al Qaeda, a decisão de Mukasey acatou as linhas gerais da política antiterror, mas desafiou o governo ao determinar que o acusado tinha direito a um advogado.
Charles Schumer, senador democrata pelo Estado de Nova York -onde o juiz fez carreira- previu que Mukasey colocará a "a lei e a ordem" acima da Casa Branca.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Chávez ameaça fechar escolas privadas
Próximo Texto: "Acordo humanitário": Farc propõem reunião com Chávez no dia 8 de outubro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.